Há, de facto, alimentos gordos saudáveis!

Apresentamos alguns deles para vos servirem de guia a uma alimentação mais cuidada, com maior conteúdo nutritivo.

Abacate

Só por só, numa sandes ou preparado em guacamole, a saborosa abacate é benéfica para o coração e pode ajudar no sintomas da osteoartrite, graças aos ácidos gordos que possui.
E quer saber mais? Quando come abacate juntamente com outra comida, ela ajuda o seu organismo a absorver melhor os nutrientes. Meia abacate médiaconstiti uma dose e tem cerca de 115-160 calorias. Deixe sempre o caroço na parte que guardar para o dia seguinte, para evitar que oxide!

Sementes

Pevides, sementes de girassol e de sésamo são uma óptima opção. Todas elas contêm gorduras "boas" que podem baixar o colesterol. Regra geral, as gorduras que vêm das plantas são mais saudáveis do que as dos produtos animais. As gorduras "más" encontram-se nas carnes gordas, lacticínios gordos, e comida processada. Verifique os rótulos para ver não só a quantidade de gordura contida nos alimentos mas, sobretudo, de que tipo de gordura se trata -- limite as gorduras saturadas e fuja das gorduras trans!

Nozes

Desde as avelãs às nozes pecan, todas as nozes são boas para o seu coração. As nozes de nogueira, em particular, fornecem gorduras amigas do coração. Mas não exagere! Só porque se trata de gorduras saudáveis, não deve abusar e comer quantas quiser! Uma dose são cerca de 30 gramas -- aproximadamente isso reresenta 7 nozes de nogueira, 24 amêndoas, 35 amendoins, 18 cajus ou 8 nozes pecan. Deve consumi-las sempre activadas ou optar pelos cremes de barrar que comercializamos na loja +CRU.

Azeite

Para cozinhar ou temperar a salada, experimente azeite. É rico em gorduras boas. Mas lembre-se: é sempre inteligente da sua parte ter atenção às quantidades consumidas de gordura -- mesmo as "boas". Por isso, corte nas quantidades de gordura que as receitas indicam. Ou use um azeite em spray. Opte sempre por azeite extra virgem, se possível. Quando fizer bolos pode sempre cortar nas gorduras indicadas e substituí-las parcialmente por um dos nossos cremes de sementes ou nozes.

Vegetais

Vegetais verde-escuro como so espinafres, a couve-galega (horto) e as couves-de-Bruxelas contêm omega 3. Como o nosso organismo não consegue fabricar essas gorduras boas, temos de as obter dos alimentos. Consuma 2-3 dosess de vegetais todos os dias. Inclua peixe na sua dieta, dado que o peixe tem um tipo diferente de ácidos gordos omega 3 dos quias também precisamos -- ou tome óleo de peixe ou de krill.

Peixe

Peixes como o salmão, a sardinha, a cavala, o atum albacora, o arenque e a truta são boas fontes naturais de ácidos gordos omega 3. Essas gorduras "boas" ajudam a manter o seu coração saudável. Também favorecem o seu cérebro, mantendo-o desperto, especialmente à medida que vamos envelhecendo. A American Heart Association aconselha a ingestão de 2 doses semanais de peixes gordos (também apelidados "peixes azuis"). Cada dose deverá pesar cerca de 85 gramas de peixe -- o tamanho aproximado de um baralho de cartas. Experimente assado, grelhado, estufado ou, como nós prferimos, cru.

Linhaça moída

Integrando uma dieta saudável, as gorduras que são boas para si, podem também ajudar a sua pele a ter um aspecto óptimo -- jovem e luminosa. Mais ainda, elas contêm fibra e ajudam a combater a inflamação. Obtenha esses nutrientes polvilhando uma colher de chá de linhaça moída nas suas saladas, cereais, sopas ou onde quiser.também a pode usar nos seus cozinhados.

Leguminosas

Seja feijão manteiga, vermelho, feijocas, lentilhas ou soja, utilizar leguminosas na sua dieta faz-lhe bem ao físico e até à mente. As leguminosas têm omega 3, que também pode ajudar no humor.

Ovos

Os ovos são uma fonte barata de proteína, e um ovo grande tem menos de 5 gramas de gordura, a maioria da qual são ácidos gordos saudáveis. Para preservar a sua saúde, limite o consumo de ovos a um por dia.