Xarope de Yacon Biológico Ver maior

Apenas online

Xarope de Yacon Biológico (Indigo Nutrition)

Novo produto

O xarope de Yacon é um edulcorante natural extraído da "batata" Yacon. Tem uma cor castanha escura e uma consistência semelhante à do melaço. Com um índice glicémico extremamente baixo, metade das calorias do açúcar e uma alta concentração de inulina não digerível, o xarope Yacon é um óptimo adoçante natural alternativo para diabéticos e para todos quantos procuram reduzir o consumo de açúcar.

Mais detalhes

Aviso: Últimos itens disponíveis!

Ao comprar este produto pode ganhar até 29 pontos de fidelização. Seu carrinho totalizará 29 pontos que podem ser convertidos num vale de desconto de 0,29 €.


29,70 € IVA inc.

Adicionar à Lista de desejos

Análise nutricional média por 100g / 100ml

Valor Energético (kcal) / (kJ) 344 / 1440
Lípidos (g) 0,2
... dos quais saturados (g) 0,0
Hidratos de Carbono (g) 85,6
... dos quais açúcares (g) 85,6
Proteína (g) 0,0
Sal (g) 0,0

Mais informação

A Yacon é uma planta indígena da cordilheira dos Andes, localizada na América do Sul.

O seu nome científico é Smallanthus sonchifolius, e trata-se de uma espécie de margarida perene.

A parte comestível da planta de yacon e a fonte de seu xarope é o seu conjunto de tubérculos, cujo conjunto pode incluir até uma dúzia de raízes grandes.

O xarope Yacon é rico em fructooligossacarídeos (FOS), um polissacarídeo não digestível composto por frutose (o açúcar próprio da fruta).

Os fructoogliosacarídeos são encontrados em frutas e vegetais tais como as bananas, o alho, as cebolas, o alho-francês, a raíz da chicória e os espargos, o agave azul e a planta de yacon. Alguns grãos, como o trigo e a cevada, também contêm FOS.

Mas é na yacon, na "alcachofra de Jerusalém" (em inglês "sunchoke") e no agave azul que se encontra as maiores concentrações de FOS. A yacon é um parente próximo da referida "alcachofra de Jerúsalem".

Os fructooligossacarídeos, que o xarope de yacon contém em elevada percentagem, são prébióticos que passam pela parte superior do trato gastrointestinal e permanecem não digeridos. Quando chegam ao cólon, e porque não foram digeridos, eles são fermentados pela microflora intestinal, aumentando a massa intestinal e promovendo o crescimento das bactérias benéficas.

Por isso, o xarope de yacon pode ser benéfico para a resolução de problemas digestivos, promovendo o alívio natural da obstipação e o tratamento de condições como a "diarréia do viajante".

Benefícios do Xarope de Yacon:

1. Reduz a Obesidade e a Resistência à Insulina

Um estudo publicado na "Clinical Nutrition" em 2009 avaliou um conjunto de senhoras pré-menopáusias obesas e ligeiramente dislipidémicas (com uma quantidade anormal de lípidos no sangue) durante um período de 120 dias numa experiência controlada por um placebo. O estudo descobriu que a ingestão diária de xarope de yacon produziu uma diminuição significativa do peso corporal,  reduziu a circunferência da cintura e o índice de massa corporal. Além disso, as senhoras tiveram uma diminuição da insulina sérica, em jejum.

O consumo do xarope de yacon também revelou aumentar a freqüência de defecação e a sensação de saciedade.

De um modo geral, o estudo descobriu que o xarope yacon é uma boa fonte de frutooligossacarídeos e que o seu consumo, a longo prazo, produziu efeitos benéficos para a saúde de mulheres premenopáusicas obesas com resistência à insulina.

2. Melhor Saúde Óssea

Os fructooligossacarídeos (FOS) do xarope de yacon aumentam a absorção de cálcio no organismo, um factor importante para mulheres em pré e pós-menopausa que estão a perder massa óssea crítica, aumentando o seu risco de osteoporose e fracturas ósseas.

De acordo com pesquisas publicadas no "Journal of Medicinal Food", "descobriu-se que o yacon aumenta a concentração de minerais como o cálcio e o magnésio nos ossos, o que é um factor chave na prevenção de doenças ósseas como a osteoporose".

Isso significa que se deve adicionar o xarope de yacon a um regime de tratamento natural por via da nossa dieta da osteoporose.

Uma massa óssea melhorada e a saúde geral do osso são uma das muitas razões pelas quais a raiz yacon é considerada um alimento funcional, de acordo com o "British Journal of Nutrition".

De um modo geral, os fructooligossacarídeos são conhecidos por promover a absorção de minerais no cólon, ajudando a preservar a massa óssea, e proporcionando uma maior exposição a minerais dietéticos (como o cálcio, o magnésio e o fósforo) que estão envolvidos na regulação da massa óssea.

3. Melhora a digestão e a imunidade

As propriedades prebióticas do xarope de yacon tornam-no um alimento excelente para uma digestão e imunidade melhoradas.

A natureza prebiótica dos fructooligosacarídeos do xarope de yacon ajuda a estimular selectivamente o crescimento de bifidobactérias e lactobacilos (duas bactérias amigáveis) no intestino e, desse modo, aumentar a eficiência do nosso processo digestivo, bem como a resistência natural do nosso organismo aos invasores patogénicos.

De um modo geral, o consumo de prebióticos, como os que se encontram no xarope de yacon, promove uma modulação positiva do sistema imunológico, melhorando a resistência às infecções e diminuindo as reações alérgicas.

4. Aumenta a Testosterona

A função reprodutora masculina parece ter-se deteriorado consideravelmente ao longo das últimas quatro a cinco décadas.

Os baixos níveis de testosterona têm sido associados a um maior risco de desenvolvimento de Diabetes Mellitus tipo 2 e Doenças Cardiovasculares.

Felizmente, o xarope de yacon funciona como um reforço natural da testosterona e um tratamento natural, por via da dieta, da infertilidade.

Estudos em animais descobriram que o extrato do tubérculo da yacon aumenta a contagem de espermatozóides e os níveis séricos da testosterona.

Um estudo publicado na "Biomolecules & Therapeutics" estabeleceu de forma conclusiva que o yacon mostrou potencial de ser um suplemento herbal adequado no tratamento da infertilidade masculina e de aliviar os níveis crónicos baixos de testosterona, como a síndrome de Hipogonadismo de Aparecimento Tardio (ou Hipogonadismo Masculino).

5. Prevenção do Cancro

Além dos benefícios acima, o xarope de yacon também mostrou algumas características próprias de um alimento que combate o cancro.

Os potenciais benefícios anticancerígenos do yacon foram explanados num estudo de uma cultura de tecidos de células cancerígenos cervicais humanas publicado na edição de Outubro de 2011 da revista "Fitoterapia", publicação dedicada a plantas medicinais e a produtos naturais bioactivos de origem vegetal.

Segundo esse estudo, os compostos do yacon inibiram o crescimento e a reprodução de células cancerígenas.

Já num outro estudo também elaborado com recurso à cultura de tecidos e desta feita publicado na "Chemistry & Biodiversity", um fungo que cresce nas raízes e folhas de yacon demonstrou ter propriedades anticancerígenas nos casos de cancro da pele, docólon, do cérebro e do sangue.

Utilização:

O xarope de yacon pode ser usado da mesma maneira que se usa o mel, o xarope de ácer (maple syrup), o melaço, o agave ou o açúcar (para substituir o açúcar reduza a quantidade em 25% - substitua 10 gramas de açúcar por apenas 7,5 gramas de xarope de yacon).

Para começar experimente o xarope de yacon é delicioso se salpicar um pouco por cima de um pouco de fruta, nos seus cereais ou granolas ou no seu iogurte por exemplo.

Também pode ser usado como adoçante no café, chá ou smoothies.

A dose diária máxima recomendada é de 1 colher de sopa.

Uma advertência final

Consumido em grandes quantidades, o xarope de yacon pode causar problemas digestivos menores, incluindo flatulência, desconforto abdominal ou inchaço.

Normalmente, os frutooligossacarídeos (FOS) são seguros quando tomados em quantidades inferiores a 30 gramas por dia, ou seja, uma dose típica de xarope de yacon é uma colher de chá ou cinco gramas (fornece apenas 13 calorias e contem cerca de 3g de açúcar).

Uma vez que os fructooligosacarídeos também são capazes de alimentar organismos menos amigáveis (para além das bactérias boas) do cólon, é uma boa idéia evitar grandes quantidades de xarope de yacon quando se tem sintomas de Cândida ou qualquer outra patologia que envolva um desequilíbrio da flora digestiva, como, por exemplo, síndrome do intestino irritável.

As mulheres grávidas e lactantes devem consultar um médico antes de usar xarope de yacon.

Avaliações

Sem avaliações neste momento.

Escrever uma avaliação

Xarope de Yacon Biológico (Indigo Nutrition)

Xarope de Yacon Biológico (Indigo Nutrition)

O xarope de Yacon é um edulcorante natural extraído da "batata" Yacon. Tem uma cor castanha escura e uma consistência semelhante à do melaço. Com um índice glicémico extremamente baixo, metade das calorias do açúcar e uma alta concentração de inulina não digerível, o xarope Yacon é um óptimo adoçante natural alternativo para diabéticos e para todos quantos procuram reduzir o consumo de açúcar.